São Paio é uma freguesia do concelho de Gouveia que pertence ao distrito da Guarda, integrando a província da Beira Alta, região do Centro e sub-região da Serra Estrela, com 15,57Km2 de área e 828 habitantes, sendo a densidade populacional de 53,2 hab/Km2.

A quatro quilómetros da sede do concelho, São Paio é constituída pelos seguintes lugares: Bairro Operário, Cabeço Alveiro, Cortes, Coucinheiro, Fundo do Povo, Lugar da Igreja, Jogo da Bola, Pombal, Quinta, Senhora da Estrela e Moinhos da Serra.

A aldeia de São Paio é uma das mais antigas do concelho de Gouveia, pois existem documentos que citam a sua paróquia desde o seculo XIII. Inicialmente, S. Paio pertenceu à paróquia de Santa Maria de Arcozelo, que por sua vez era do domínio do mosteiro de Santa Cruz de Coimbra. A paróquia foi da Ordem canónica e militar dos Cavaleiros do Santo Sepulcro, por doação de D. Teresa, mãe de D. Afonso Henriques, em 1125.

Segundo as Inquirições de 1258, o primeiro monarca português deu carta de couto à freguesia de S. Paio em favor daquela ordem.

No tempo de D. Sancho II, seria provavelmente D. Mem Soares de Melo o rico-homem da freguesia, ou seja, o seu principal proprietário.

S. Paio é sede da freguesia, sendo constituída por dois núcleos, um que se agrupa em redor da Igreja Matriz e outro junto da estrada.

Perto do templo paroquial foram descobertas duas sepulturas reveladoras da antiguidade de S. Paio. Uma era de Tristão Cardoso de Almeida, fidalgo da casa de Sua Majestade, que faleceu em 1567. No cimo do brasão pode observar-se um leão grande e no escudo dois pequenos leões. A outra sepultura, posterior, pertencia a Leonardo Correia de Albuquerque, que faleceu a 8 de fevereiro de 1655, também com armas de composição idêntica às da primeira.

Entre o património edificado destaca-se a Igreja Matriz, a ponte, presumivelmente, medieval, pelo facto de ser de leito quebral, as capelas da Senhora de Lourdes e da Senhora da Estrela.

A fertilidade dos campos permitiu a fixação de populações que produziam quantidades consideráveis de produtos agrícolas e lacticínios, e proporcionaram desenvolvimento à localidade.

A dinâmica económica estava, também, visível nos numerosos moinhos que se estabeleceram ao longo da ribeira. Mais tarde os têxteis vieram confirmar o empreendedorismo da população. Também a Adega Cooperativa deu o seu contributo para o desenvolvimento económico desta próspera freguesia. Atualmente esse espaço pertence à Empresa Seacampo, onde é fabricado, tratado e armazenado o delicioso vinho “Casa Américo”, marca de eleição, entre outos, também premiados.

Uma palavra para o concorrido e prestigiado Festival de Sopas da Serra da Estrela, que já se realiza há duas décadas, e que conta já com reconhecimento nacional, acontecendo no recinto da Adega da “Casa Américo”.

Estão sediadas em São Paio algumas das mais prestigiadas instituições e coletividades da região, como o Grupo Desportivo Os Serranos, a Liga de Promoção Humanitária e Cultural de São Paio, a Associação Musical Sampaense, a ADRUSPA – Associação de Desenvolvimento Rural de São Paio, o Grupo de Cantares de S. Paio e o Clube de Caça e Pesca.

Celebra-se em junho a festa em louvor do padroeiro da paróquia, São Pelágio, e, geralmente, no último fim de semana de julho realiza-se a concorrida romaria em honra de Nossa Senhora da Saúde. Durante o ano também se assinalam algumas festividades locais, tais como: Segunda-feira de Páscoa, Almoço Comunitário do 25 de abril, Festival do Requeijão e Concurso do Folar da Páscoa.